Foto: Reprodução
O administrador e músico Evandro Zamberlan será homenageado às 18h desta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, com o Troféu Jayme Caetano Braun, distinção concedida aos artistas mais premiados nos festivais nativistas ao longo do ano anterior. O troféu, apresentado pelo deputado Luiz Marenco (PDT), foi criado ainda este ano. Com ele, Zamberlan foi reconhecido como melhor melodista, título que divide em conquistas com o amigo e compositor Nílton Ferreira.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nascido em Santa Maria, Zamberlan já demonstrou inúmeras vezes o amor pela terra natal. A mais recente homenagem tomou corpo com o lançamento do videoclipe da canção “Diz que é de Santa Maria”, que aborda de forma bem-humorada o “santa-mariense de fachada. Alguém que diz conhecer a cidade, mas nunca frequentou locais como o Bombril. A composição já havia sido reconhecida como a favorita da 31ª Tertúlia Musical Nativista, em 2024, levando o prêmio de música mais popular do concurso.
Zamberlan não se restringe aos palcos. Colunista do Diário de Santa Maria, tem imprimido sua bagagem artística e cultural nos cinco anos em que escreve para o jornal. Nesse período, produziu crônicas em formato de poesia sobre temas do cotidiano santa-mariense, como o bloqueio da Rua Sete, o telhado do Caixeiral e a Praça do Caridade.
Da sua produção, quatro crônicas foram inseridas nos Anais da Câmara de Vereadores, reconhecendo sua contribuição literária para a cidade. Sua produção também circulou amplamente nas redes sociais, em grupos de WhatsApp e até mesmo na Revista Dorense, do Clube Dores.
Quem ele é
Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela UFSM, Zamberlan soma mais de 250 composições gravadas e diversas premiações em festivais nativistas. Entre suas obras, destacam-se o hino do Riograndense Futebol Clube e “Uma Canção para Santa Maria”, premiada na 23ª Tertúlia Musical Nativista.
Em 2021, Zamberlan lançou seu primeiro livro, “Assim foi, assim será”, um compilado de textos publicados no jornal, além de poesias que posteriormente se transformaram em música. A segunda obra já está pronta: "Santa Maria em Crônicas e Poesias". E deve ser publicada em breve.
Reconhecimento
Para Zamberlan, a homenagem simboliza o coroamento de um ano intenso de circulação pelos festivais do Estado.
— Agradeço aos letristas que confiaram no meu trabalho, bem como aos intérpretes e músicos que estiveram ao meu lado – afirmou.
De Santa Maria
A cerimônia também destacará o trabalho da Rádio Nativa FM, que receberá o Prêmio Vítor Mateus Teixeira pelo relevante serviço prestado à cultura gaúcha. A distinção reconhece veículos, profissionais e instituições dedicados à valorização e divulgação da produção artística regional.
O Troféu Jayme Caetano Braun marca o reconhecimento a artistas que se destacaram nos festivais nativistas, preservando o legado do poeta pajador que dá nome à honraria.
O troféu será entregue nas seguintes modalidades:
- Melhor Letra/Letrista
- Melhor Melodia/Melodista
- Melhor Intérprete Musical Feminina
- Melhor Intérprete Musical Masculino
- Melhor Instrumentista
Além disso, também serão premiados:
- O Melhor Declamador em festivais dedicados exclusivamente à poesia gaúcha, tradicionalista ou nativista
- O grupo vencedor da categoria Danças Tradicionais – Força A, do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART)